Serão empregados três policiais a cavalo, 22 a pé, quatro em motocicletas, 14 em viaturas e 20 do 2º Batalhão de Operações Especiais a pé e também em viaturas. Para esse reforço, serão empregados policiais da parte administrativa do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) e também da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas).
É mais proteção para quem está comprando e para quem está vendendo. Esse efetivo poderá ser empregado em uma emergência em outra parte da cidade, mas, depois do atendimento, deve retornar para a área central. É importante que as pessoas acionem o 190 repassando características (de suspeitos de crimes) para possibilitar a prisão afirma o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Gedeon Pinto da Silva.
A estimativa da Brigada Militar é que mais de 50 mil pessoas circulem pelo centro da cidade diariamente, principalmente no trecho que compreende a Praça Saldanha Marinho, o Calçadão e as ruas Alberto Pasqualini e do Acampamento.